quinta-feira, 14 de abril de 2011

Audiência Pública vai discutir Transporte Ferroviário em Minas Gerais

As ações empreendidas no Estado de Minas Gerais relativas ao Transporte Ferroviário serão discutidas em uma Audiência Pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG.


O deputado Luiz Henrique, que considera inegável a importância do transporte ferroviário para a integração do país, solicitou a audiência para acompanhar e debater, juntamente com autoridades, como o superintendente da Sudene, Paulo Fontana; o Secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, soluções para esta questão.

O Brasil possui uma imensa malha férrea que, atualmente encontra-se sub utilizada e, em alguns casos, sucateada, e a maior parte desta extensão ferroviária nacional encontra-se na Região Sudeste, onde Minas Gerais e São Paulo têm, cada um, cinco mil quilômetros de ferrovias.

O modal ferroviário caracteriza-se, especialmente, por sua capacidade de transportar grandes volumes com elevada eficiência energética,  maior segurança, menor índice de acidentes e incidência de furtos e roubos. “As ferrovias têm papel fundamental na redução de custos no transporte de grandes cargas a longas distâncias e no resgate do transporte ferroviário de passageiros, de interesse regional, isso sem falar que vai contribuir para a redução de acidentes nas rodovias”, defende Luiz Henrique.
        
O deputado aposta no transporte ferroviário intrarregional de mercadorias, na otimização dos corredores existentes e na implantação de novos trechos, para tornar o Estado de Minas Gerais mais competitivo dentro da estratégia de comercialização nacional e internacional

Nenhum comentário: