Biografia
Nascido em 18 de novembro de 1960, na Santa Casa de Diamantina, pelas mãos do médico e amigo José Aristeu de Andrade, Luiz Henrique é o terceiro filho de Afonso de Ligório Santiago e Sara Godoy Maia Santiago.
Preparou-se para o vestibular, em Belo Horizonte, e foi aprovado em 1º lugar no vestibular da Faculdade Federal de Odontologia de Minas Gerais – Fafeod, hoje Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em Diamantina, aos 17 anos, onde deu seus primeiros passos na política no movimento estudantil do Diretório Acadêmico da Fafeod.
Graduado em Odontologia, mudou-se para Montes Claros, onde atuou por 15 anos como cirurgião dentista da OAB seção Norte; fez três especializações: em Métodos de Técnicas de Pesquisas, e Sociologia, pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior; e em Administração de Serviços de Saúde (Saúde Pública e Administração Hospitalar), pela Universidade de Ribeirão Preto (SP); e foi aprovado em dois concursos públicos, para o Ipsemg e para a Secretaria de Estado de Saúde
Luiz Henrique atuou em diversas associações e entidades da classe odontológica: foi vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia - OAB (subseção de Montes Claros), por 5 anos consecutivos; o fundador e 1º delegado da Delegacia Regional Norte do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais; e membro fundador do Grupo de Apoio à Prevenção a AIDS – GAPA – Núcleo Norte, ocupando o cargo de vice-presidente da instituição, no período de 1992/94.
Em Montes Claros, Luiz Henrique conheceu Elbe Brandão, casou-se e quando Edilson Brandão, pai de Elbe, foi prefeito de Janaúba, trabalhou na prefeitura do município, onde criou um programa especial na área odontológica, voltado para prevenção em saúde bucal e atendimento à idosos, crianças e população rural.
Em 1995, Luiz Henrique transferiu-se para a Secretária de Estado de Saúde, em Belo Horizonte, onde assumiu o cargo de Assessor de Saúde II da Coordenadoria de Saúde Bucal e quando teve a oportunidade de criar e implementar um programa de atenção à saúde bucal para as populações excluídas, em parceria com as Faculdades de Odontologia do Estado, chamado Bem-te-vi, do qual foi o responsável técnico, durante 4 anos.
Também atuou na área acadêmica, como diretor da disciplina Odontologia em Saúde Coletiva, na Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) da ABO/MG de 1996 a 1998; foi membro da Comissão de Valorização Profissional do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais – CRO/MG, e membro da Academia Americana de Periodontologia (AAP).
Luiz Henrique fez duas novas especializações: em Periodontia e Inteligência Competitiva, e um Mestrado em Inteligência Competitiva pela Universidade de Marseille/Toulon, na França.
Mas, uma nova missão estava por vir: trabalhar na recém-criada Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas - Sedvan, onde acreditava que poderia desempenhar um papel semelhante ao programa Bem-te-vi que havia sido extinto.
Em 2003, assumiu o cargo de assessor chefe da Sedvan, onde implementou programas como o Sorriso no Campo, que promove a melhoria da saúde bucal da população rural, indígena e quilombola, dos municípios do Norte e Nordeste de Minas que beneficiou mais de 800 mil pessoas, teve a participação de 1.500 estudantes e 14 faculdades parceiras.
Incorporou metodologias inovadoras no Programa Leite pela Vida, que visa combater a desnutrição e mortalidade infantil, por meio da distribuição gratuita de 150 mil litros de leite/dia para 193 municípios. O programa que hoje já alcança 10 estados brasileiros, contribuiu para a redução em mais de 50% do índice de desnutrição infantil na região, para valorização da agricultura familiar e para o surgimento de uma rede de laticínios e cooperativas na região.
Após tantos anos dedicado às políticas públicas, Luiz Henrique acreditou no sonho de dar continuidade ao seu trabalho, por meio do mandato. Com o apoio do grupo político, de lideranças, prefeitos, familiares, amigos e colegas de caminhada, se candidatou à deputado estadual em 2010, cargo para o qual foi eleito, graças ao apoio de muitos companheiros, com o total de 77.740 votos.
Luiz Henrique é majoritário no Vale do Jequitinhonha e em várias cidades do Norte de Minas, suas principais regiões de atuação. Em seu primeiro mandato Luiz Henrique é vice-líder do governo e membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Redação Final.