A Fundação Educacional Vale do Jequitinhonha - Fevale é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, agregada à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), desde 1999. A sua estadualização é um desejo antigo dos alunos e uma bandeira defendida pelo deputado Luiz Henrique, que é filho de Diamantina.
Nesse sentido, o deputado encaminhou ao governador Antônio Anastasia e ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, pedido de providências para agilizar a estadualização da Fundação, diante da prioridade que o governo do Estado tem dado ao ensino superior gratuito, em Minas Gerais.
Requerimento-Estadualizar Fevale |
Nos últimos anos, a Fevale iniciou um processo de reformulação de sua missão e diretrizes, face à grande desigualdade social existente na região. Sem perder o seu papel histórico e tradicional de instituição mantenedora de suas unidades acadêmicas, a Fundação desempenha hoje também o papel de agência de formação e de desenvolvimento humano regional.
“Diante deste cenário, a estadualização da Fundação se faz urgente, tendo em vista os inúmeros benefícios que esta ação vai trazer para os alunos e para a região, a partir de uma uma real expansão do ensino superior gratuito e de qualidade no Vale do Jequitinhonha”, afirma Luiz Henrique.
A partir da estadualização, a Fevale pretende aumentar sua capacidade de intervenção regional, por meio de ações como: oferta de cursos de diferentes níveis, modalidades e amplitudes; produção de conhecimento sobre a região; constituir-se em um Centro de Referência; implantação de projetos culturais e sociais e assessoria às comunidades na implantação de seus projetos de inserção econômica e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário