O deputado Luiz Henrique apresentou um requerimento na Assembleia, solicitando providências ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado de Defesa Social para que seja autorizada a instalação do Centro Socioeducativo em Janaúba e ainda, que seja implementado o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo para atender à demanda desse município e região.
O Centro Socioeducativo é um núcleo onde são desenvolvidas atividades que visam a inserção dos adolescentes em atividades sociais, escolares, esportivas e de lazer, além das aulas regulares do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Já o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo, objetiva intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população. O programa faz acompanhamento especializado e oferece diversas oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes em áreas que concentram indicadores elevados de homicídio.
O deputado acredita que estas ações podem gerar inclusão social e desenvolvimento, além de favorecer a construção de modos de vida distintos do envolvimento direto com a criminalidade: “As atividades têm o objetivo de ensinar aos jovens noções de trabalho coletivo, disciplina e força de vontade, além de melhorar a sua autoestima, desenvolver suas habilidades e renovar seus interesses”, conclui.
Também participaram da reunião: João Helton Babosa (Comasp/Consep), o presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Leobino Antunes de Bem; Presidente da Acijan, Geraldo Aparecido Miguel; Presidente da Apae, Vereador Cláudio Fidélix; presidente da OAB, Charles André Silveira e a representante do Ministério Público, Andréa Mismoto Carelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário